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Home COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA R2

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 26 DE JUNHO DE 1997.

Curso: Complementação Pedagógica (R2)

Coordenação: Prof. Esp. Márcio Antônio Rodrigues

Encontros aos Sábados → 12 meses (um ano) – os encontros são uma vez por mês.

INVESTIMENTO: 13 (treze) vezes de R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais).

Obs: Não faz eliminação de disciplinas já cursadas.

Avaliação: Análise de Histórico e Diploma de curso superior

Modalidade: presencial.

Local/Polo: Sede do INEL, localizada na Avenida João César de Oliveira, 2792 – salas 326 à 337, Eldorado – Contagem/Minas Gerais. CEP: 32310-000

Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. e tels: (031) 2559-0408, (031) 2559-0418, 031 9365-7651 (TIM) / 031 8501-6974 (OI) / 031 9686-2951 (VIVO) / 031 8409-7622 (CLARO)
 
O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira – FETREMIS está organizado de acordo com a Resolução nº 2, de 26 de Junho de 1997, habilitando para licenciatura plena em Física, Matemática, Química, História, Geografia, Biologia, Arte, Sociologia e Filosofia.
O referido Programa habilita o portador de diploma de Ensino Superior (bacharel e/ou tecnólogo) a ministrar aulas das disciplinas que integram as quatro últimas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O Programa está destinado aos portadores de diploma de nível superior (bacharel e/ou tecnólogo), excluindo as licenciaturas, apresentando no mínimo 120 horas de disciplinas que ofereçam estudos ligados à habilitação pretendida. O ingresso ao programa se dará após a análise do histórico de graduação do candidato.

 
Certificação
O Certificado é equivalente ao de Licenciatura plena, conforme consta no artigo 11, Resolução nº 2/1997.


Objetivo:
O R2 é um Programa especial de formação pedagógica para docentes das disciplinas do ensino fundamental e médio. Destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados em determinadas disciplinas. É regulamentado pela Resolução CNE/CEB Nº 02/97 que dispõe sobre o programa especial de formação pedagógica para docentes.

 
OBJETIVO GERAL:
Capacitar e Habilitar com o Título de Licenciatura pessoas com interesse pela prática pedagógica.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Colaborar com a transformação das atividades curriculares e extracurriculares, tendo em vista maior eficiência do setor educacional brasileiro. Difundir o saber e a cultura através da utilização de instrumentos modernos de ensino e pesquisa condizente com as mudanças no cenário nacional e mundial. Colaborar no desenvolvimento das faculdades intelectuais dos profissionais da educação, realizando assim, em toda a plenitude, as virtualidades do ser humano, suas possibilidades intrínsecas, os seus ideais e aspirações.

 
 Público alvo:
 Conforme o Art. 2º da Resolução 02/97, o programa é destinado aos portadores de diploma de nível superior nas áreas da tecnologia e bacharelado. E CNE CP 025 2001 (“Consulta sobre a Resolução CNE/CP 02/97, que dispõe sobre os Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docente para as disciplinas do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio”)


LICENCIATURAS:
O egresso, a partir da análise do seu histórico de graduação, poderá optar pela complementação nas seguintes áreas de licenciatura: Licenciatura Plena nas Áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Terra: Filosofia, Sociologia, Geografia, História, Português, Matemática, Física, Arte, Química e Biologia.

Disciplinas:

NÚCLEO CONTEXTUAL (220 H/A)
1. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação - 40 H/A
2. História da Educação - 40 H/A
3. Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-brasileira e Indígena - 40 H/A
4. Psicologia da Aprendizagem - 40 H/A
5. Didática e Avaliação - 60 H/A

NÚCLEO ESTRUTURAL (170 H/A)
6. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica - 40 H/A
7. Metodologia de Ensino da Educação Básica - 60 H/A
8. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Educação - 30 H/A
9. Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS - 40 H/A
 

NÚCLEO INTEGRADOR (300 H/A)
10. Prática de Ensino (Estágio Supervisionado) - 300 H/A

Duração: 12 meses

Carga Horária: 690 H/A

 
EMENTAS:

FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária: 40 h/a.
Ementa: A relação entre sociedade e educação em uma perspectiva sociocultural, histórica e filosófica. Os fundamentos sócio-filosóficos da educação no mundo contemporâneo, tendo em vista as novas tecnologias e as transformações educacionais na sociedade brasileira e na escola.

 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Carga Horária: 40 h/a.
Ementa: Estrutura e função da história da educação: educação na sociedade primitiva, na Antiguidade Clássica, nas Idades Média e Moderna. As correntes educacionais na contemporaneidade. Histórico da educação brasileira.
 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Carga Horária: 40 h/a.
Ementa: Reflexões sobre os aspetos caracterizadores da formação cultural brasileira: história e memória dos povos afro-brasileiros e indígenas. As diversidades culturais delineadas através das singularidades nas línguas, nas religiões, nos símbolos, nas artes e nas literaturas.

 

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Carga Horária: 40 h/a.
Ementa: Introdução às concepções histórico-metodológicas da Psicologia e suas implicações para a Educação. Conceitos básicos de Psicologia da Aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo e situações de aprendizagem. Situações-problemas de ensino-aprendizagem.


DIDÁTICA E AVALIAÇÃO
Carga Horária: 60 h/a.
Ementa: A Didática como prática pedagógica na relação entre professor e aluno.  Reconhecendo a Didática como Ciência. A importância da Didática na contribuição para a formação do cidadão. Teoria e a prática como objetos do ensino. Estratégias de ação educativa.


ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária: 30 h/a
Ementa: Análise crítica das políticas educacionais: aspectos sócio-políticos e históricos. Plano Nacional da Educação: estrutura e organização. Políticas Educacionais e Legislação de Ensino.

 

METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carga Horária: 60 h/a.
Ementa: As concepções de ensino e os Parâmetros e Referenciais Curriculares Nacionais. Planejamento e desenvolvimento de atividades para o ensino na Educação Básica. Programa curricular a partir dos eixos: terra e ambiente e ser humano-desenvolvimento e saúde. Análise de material didático.

 
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO

Carga Horária: 30 h/a.
Ementa: Processos e intervenções dos novos recursos tecnológicos da comunicação e da informação na Educação. Desenvolvimento de habilidades básicas para a produção de conhecimentos fundamentados pelo uso de tecnologias na prática pedagógica.


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS

Carga Horária: 40 h/a.
Ementa: Aspectos da Língua de Sinais e sua importância. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a língua Portuguesa.

 
PRÁTICA DE ENSINO (ESTÁGIO SUPERVISIONADO)
Carga Horária: 300 h/a.
Ementa: Diagnóstico sócio-pedagógico da realidade da escola campo de estágio. Prática de Docência Compartilhada. Reflexão, problematização e relatório da atividade desenvolvida.

 

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA (COMPLEMENTAÇÃO R-2/1997)


A - Diploma de Curso Superior (xerox autenticado no cartório)
B - Histórico de Graduação (xerox simples)
C - 02 (duas) fotos 3x4
D - CPF (xerox simples)
E - Título de Eleitor com comprovante da última eleição (xerox simples)
F - Carteira de Identidade não aceitamos Habilitação (Xerox simples)
G - Certidão de Nascimento ou Casamento (xerox simples)
H - Comprovante de Residência (xerox simples)
I - Certidão de Reservista - se for do sexo masculino (xerox simples)

 
Obs: DEVE-SE ENVIAR SCANEADOS DIPLOMA E HISTÓRICO SUPERIOR PARA ANÁLISE PRIMEIRAMENTE.