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Home COMPLEMENTAÇÃO RESOLUÇÃO 02/97

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 26 DE JUNHO DE 1997.


HABILITAÇÃO PARA LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, QUÍMICA, BIOLOGIA, ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA.

 

Curso: Complementação Pedagógica (R2)

Coordenação: Prof. Esp. Márcio Antônio Rodrigues

Encontros aos Sábados → 12 meses (um ano)

INVESTIMENTO: 13 (treze) vezes de R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais).

O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira – FETREMIS está organizado de acordo com a Resolução nº 2, de 26 de Junho de 1997, habilitando para licenciatura plena em Física, Matemática, Química, História, Geografia, Biologia, Arte, Educação Física, Sociologia e Filosofia.
O referido Programa habilita o portador de diploma de Ensino Superior (bacharel e/ou tecnólogo) a ministrar aulas das disciplinas que integram as quatro últimas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O Programa está destinado aos portadores de diploma de nível superior (bacharel e/ou tecnólogo), excluindo as licenciaturas, apresentando no mínimo 120 horas de disciplinas que ofereçam estudos ligados à habilitação pretendida. O ingresso ao programa se dará após a análise do histórico de graduação do candidato.
 
Objetivo geral do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes
Qualificar bacharéis e tecnólogos com ou sem experiência docente para a área a qual estão aptos para atuar na educação básica visando à vivência de situações pedagógicas que possibilitem a socialização e construção do conhecimento necessário ao exercício da ação docente e formação de agentes sujeitos de transformação para a vida social, cultural, política e profissional.
 
Objetivos específicos do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

- Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da educação básica;

- Ser capaz de relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas/disciplinas de conhecimento com os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade, os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos;
- Propor a integração de saberes com docentes de diferentes áreas/disciplinas de conhecimento, e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas, fazendo uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos;
- Oferecer conhecimentos que oportunizem formação teórico-metodológica sustentada nos pressupostos históricos, filosóficos, antropológicos, psicológicos e sociológicos da educação.
 
Certificação
O Certificado é equivalente ao de Licenciatura plena, conforme consta no artigo 11, Resolução nº 2/1997.

Matriz Curricular proposta para o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

DISCIPLINA

Carga Horária

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

30h

Psicologia da Aprendizagem

30h

Didática

40h

Fundamentos Socio-Filosóficos da Educação

30h

Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)

300h

Metodologia de Ensino da Educação Básica

40h

Informática e Educação

30h

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

40h

Ética Profissional

30h

História da Educação

40h

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

40h

 

 

Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena

30h

TOTAL

680h


 

Ementas das disciplinas 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Carga Horária: 
30 horas.
Ementa: 
Análise crítica das políticas educacionais: aspectos sócio-políticos e históricos. Plano Nacional da Educação: estrutura e organização. Políticas Educacionais e Legislação de Ensino.
 
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 
Carga Horária: 
30 horas.
Ementa: 
Introdução às concepções histórico-metodológicas da Psicologia e suas implicações para a Educação. Conceitos básicos de Psicologia da Aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo e situações de aprendizagem. Situações-problemas de ensino-aprendizagem.
 
DIDÁTICA 
Carga Horária: 
30 horas.
Ementa: 
A Didática como prática pedagógica na relação entre professor e aluno. Reconhecendo a Didática como Ciência. A importância da Didática na contribuição para a formação do cidadão. Teoria e a prática como objetos do ensino. Estratégias de ação educativa.
 
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 
Carga Horária: 
30 horas.
Ementa: 
A relação entre sociedade e educação em uma perspectiva sociocultural, histórica e filosófica. Os fundamentos sócio-filosóficos da educação no mundo contemporâneo, tendo em vista as novas tecnologias e as transformações educacionais na sociedade brasileira e na escola.
 
PRÁTICA DE ENSINO (ESTÁGIO SUPERVISIONADO) 
Carga Horária: 300 horas.
Ementa: Diagnóstico sócio-pedagógico da realidade da escola campo de estágio. Prática de Docência Compartilhada. Reflexão, problematização e relatório da atividade desenvolvida.
 
METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Carga Horária: 40 horas.
Ementa: As concepções de ensino e os Parâmetros e Referenciais Curriculares Nacionais. Planejamento e desenvolvimento de atividades para o ensino na Educação Básica. Programa curricular a partir dos eixos: terra e ambiente e ser humano-desenvolvimento e saúde. Análise de material didático.
 
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO 
Carga Horária: 30 horas.
Ementa: Processos e intervenções dos novos recursos tecnológicos da comunicação e da informação na Educação. Desenvolvimento de habilidades básicas para a produção de conhecimentos fundamentados pelo uso de tecnologias na prática pedagógica.
 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 
Carga Horária: 40 horas.
Ementa: Políticas Públicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alfabetização de Jovens e Adultos: fundamentos teórico-metodológicos. A construção do Projeto Político-Pedagógico da EJA. Programas e alternativas metodológicas na área de EJA.
 
ÉTICA PROFISIONAL 
Carga Horária: 30 horas.
Ementa: Contextualização histórica e uma reflexão-crítica dos conceitos de Ética e Cidadania e a relação entre eles. Reflexão sobre a vivência da ética na família, na escola e no convívio social. Conhecer como se processa a vivência da cidadania para que cada um possa ter consciência do seu SER no mundo. Globalização/mundialização.
 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
Carga Horária: 40 horas.
Ementa: Estrutura e função da história da educação: educação na sociedade primitiva, na Antiguidade Clássica, nas Idades Média e Moderna. As correntes educacionais na contemporaneidade. Histórico da educação brasileira. 
 
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS
Carga Horária: 40 horas.
Ementa: Aspectos da Língua de Sinais e sua importância. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a língua Portuguesa.
 
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Carga Horária: 30 horas.
Ementa: Reflexões sobre os aspetos caracterizadores da formação cultural brasileira: história e memória dos povos afro-brasileiros e indígenas. As diversidades culturais delineadas através das singularidades nas línguas, nas religiões, nos símbolos, nas artes e nas literaturas.

 
EXEMPLOS DE QUEM PODERÁ FAZER O CURSO: 
- O Engenheiro mecânico pode optar por Matemática ou Física.
- O Engenheiro químico pode optar por Matemática ou Química.
- O Farmacêutico estará apto a fazer Química.
- O Engenheiro civil pode optar por Matemática ou Física.
- O Médico ou Enfermeiro estarão aptos a fazer Biologia.
- O bacharel em qualquer das áreas de Física, Matemática, História,
- Química, Biologia, Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia.
- Tecnólogo

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